PANDEMIA COVID-19

Sabemos que o mundo está enfrentando o novo coronavírus – Covid-19,  tem se espalhado rapidamente e mudado a rotina dos cidadãos, trabalhadores, alunos e colocando profissionais de saúde na linha de frente nessa batalha. E em nosso município não é diferente. Por isso é importante saber como se dá o contágio e quais os meios de prevenção:

• O vírus não se reproduz sozinho, ele precisa de uma célula hospedeira para fazer isso e continuar a infecção;
  • O vírus é transmitido por meio de aspiração aérea ou pelo contato com a mucosa, por isso é importante lavar as mãos para que ele não seja levado da pele para as vias aéreas, boca e/ou olhos principalmente;
  • O vírus está presente na saliva e as gotículas podem ser capazes de transmitir a doença a outras por tosse ou conversas, por isso a importância de utilizar a máscara;
  • O COVID-19 afeta principalmente as células do pulmão e intestino, mais foi encontrado carga viral alta em dorso de língua, por isso que um dos sintomas pode ser a perda de paladar, inclusive pode ser o único, bem como a perda de olfato;
  • O vírus não é capaz de entrar na pele, apenas em mucosas (boca, nariz, olhos, etc);
  • Lavar sempre as mãos com água e sabão, quando não for possível usar álcool em gel concentração 70%, usar máscara e manter o distanciamento social é a forma mais eficaz de se proteger.

“SINDTAPU parabeniza os funcionários que estão à frente da pandemia de Covid-19 e todos voluntários que propuseram em ajudar o próximo.”