Fundação

A HISTÓRIA DO SINDTAPU EM UBATUBA

Em 02 de setembro de 1988, é formada a Primeira Comissão de Funcionários Públicos Municipais que inicia a negociação entre Trabalhador e Prefeito. Após três anos a partir desta data foi fundado em 05/06/1991,  o SINDICATO DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UBATUBA com sua primeira formação oficial, com o objetivo de defender o direito dos funcionários públicos municipais da cidade de Ubatuba. A busca de novas conquistas para o trabalhador e defesa de seus direitos trabalhistas sempre foi a principal meta deste Sindicato. Hoje  esta diretoria tem a clareza que o Sindicato pode ir além  do que sempre foi, por isso implantou os momentos de lazer ao trabalhador onde ele pode ir em um simples encontro como viajar e conhecer outras cidades.

Durante estes vinte e quatro anos, o Sindicato teve momentos históricos como a greve no ano de 1994 para conquista de cesta básica, e vale transporte para os funcionários. Em 2002 a paralisação foi para a jornada dos trabalhadores da saúde conquistando a diminuição de 8 para 6 horas de trabalho diárias.Durante esses anos negociamos reajustes salariais, adicional de insalubridade, diárias para os motoristas, redução da jornada de trabalho dos Auxiliares de Serviços Infantis, hoje denominado de  Professor de Desenvolvimento Infantil e diversas intervenções na Câmara Municipal e junto à Administração para que não aprovem Leis que não venham de encontro ao interesse dos trabalhadores.

No ano de dois mil e sete a Lei Municipal nº 2995 de 15 de outubro cria o Estatuto do Servidor Público Municipal onde vem oficializar algumas reivindicações feitas pelo Sindicato como por exemplo data base e índice para o reajuste salarial entre outras reivindicações.

As últimas administrações nõ vêm atendendo as reivindicações do Sindicato, e este em 03 de maço do ano de 2015 realizou um ato de mobilização que contou com o apoio de muitos trabalhadores.  O ato teve como objetivo sensibilizar a Administração para as reivindicações do Sindicato a favor do funcionalismo público como: Reajuste salarial de verdade; cesta básica para todo funcionalismo; direitos iguais para funcionário em estágio probatório; revisão do estatuto do servidor; revisão do estatuto do professor; posse dos concursados; licença prêmio; plano de carreira; programa de saúde do trabalhador; CIPA atuante; casa própria aos funcionários; reposição das perdas salariais; fim das terceirizações; melhores condições de trabalho entre outras.

Hoje o Sindicato conta com 02 funcionários contratados para bem servir seus associados e trabalhadores em geral. A diretoria é formada por 26 trabalhadores sendo que 3 permanecem no Sindicato para atendimento  e 23 estão em atividade sindical no seu local de trabalho, bases do sindicato em Ubatuba. .O Sindicato tem um corpo jurídico especializado em direito do trabalho e serviço público municipal que auxilia as decisões da Diretoria e nas situações que não são solucionados via negociação propõem as ações cabíveis. Filiado à FESSPMESP (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo) o SINDTAPU busca  a união dos trabalhadores de Ubatuba em excelência nos trabalhos sindicais.

O Sindicato possui 1500 funcionários filiados, representa os funcionários estatutários, celetistas e autarquias, como:  Câmara Municipal, Fundart, Fundac, Comtur, Emdurb e IPMU. Possui sede própria localizado na Rua Maranhão nº 357 no centro da cidade de Ubatuba.

TUDO PARA BEM ATENDER E REIVINDICAR OS DIREITOS DE TODO TRABALHADOR.

SINDTAPU SEMPRE NA DIREÇÃO CERTA.

FESSPMESP

HISTÓRIA DA FESSPMESP

A Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fesspmesp) nasceu no dia 6 outubro de 2006, com 14 Sindicatos. Atualmente, conta com mais de 140 entidades filiadas que representam cerca de 150 municípios. Com esse número, nos tornamos a maior e mais combativa Federação dos municípios de São Paulo.

Temos como meta a organização dos Servidores na liderança sindical do Estado e o resgate da dignidade do funcionalismo, por meio da sua valorização. A Federação também participa das principais discussões de interesse da classe trabalhadora em geral, atuando fortemente junto à outras entidades de todo o território brasileiro.

Colocamos a formação de nossos líderes em prioridade desde o princípio, quando já ministrávamos palestras, e hoje estamos aumentando ainda mais os investimentos em novas formas de instruirmos nossos filiados. Estamos aqui para assisti-los, porém, consideramos de suma importância o aprimoramento e preparo intelectual desses empenhados diretores.

Nosso trabalho não se restringe apenas a São Paulo. Estamos de olho em tudo o que ocorre no cenário sindical nacional, a fim de termos exemplos a seguir, e também de mostrar nosso trabalho pioneiro em fornecer formação qualificada e uma estrutura singular aos nossos filiados.

Frisamos aos sindicalistas a importância da união e da cumplicidade dos membros do setor e avançamos ao longo dos anos em nossa comunicação – tanto com lideranças quanto com Servidores públicos. Estamos em constante transformação e não vamos descansar; nosso foco é a evolução e sabemos que ela não tem fim.

Atuamos em diversos Estados, ajudando na organização do setor público, participando de seminários, palestras, cursos preparatórios e conferências, inclusive em âmbito internacional. Hoje contamos com o apoio da CSPM (Confederação dos Servidores Públicos Municipais), também dirigida pelo nosso presidente Aires Ribeiro, que recebeu em novembro de 2014 sua Certidão Sindical das mãos do Ministro Manoel Dias.

Fesspmesp